A Ordenhadeiras Sulinox espera que o ano que vem seja promissor ao mercado de leite. A projeção foi feita pelo diretor geral Leandro Einsfeld, que recebeu a imprensa nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre. “Após dois anos de estabilidade, reflexo da pouca oscilação nos preços do leite, esperamos uma retomada do mercado em 2013”, destaca.
O otimismo de Einsfeld está alicerçado no quanto o Brasil tem espaço para crescer na tecnificação do setor. “Somente investindo em novas máquinas vamos conseguir aumentar a produtividade e sermos competitivos”, frisa. “Nosso papel é dar capacidade ao produtor”, ressalta.
Para disseminar conhecimento, a marca gaúcha realizou neste ano viagens ao exterior com funcionários e produtores. Foram visitadas fazendas no Chile, no Uruguai, na França, na Dinamarca e na Alemanha. “As fazendas chilenas, por exemplo, impressionaram os nossos produtores pela tecnificação”, comenta. “Já as europeias estão muitos anos à nossa frente, o que deixa claro que temos muito espaço para crescer”, completa.
Neste ano, a Sulinox comemorou durante a Expointer a venda de 100 mil ordenhadeiras, desde a balde ao pé até as canalizadas. “Estamos preparados para dar suporte técnico e melhorar a lucratividade do grande produtor, que representa apenas 2% do mercado nacional, e tem condições de crescer bastante”, justifica o diretor. De qualquer forma, os médios e pequenos seguem recebendo atenção especial. “Até porque representam muito para ofaturamento da empresa e fazem parte da nossa história”, explica o gerente comercial Norberto Viégas.
Neste ano, a marca gaúcha fechou outra parceria internacional e será representante exclusivo da Holm & Laue no Brasil - fabricante de equipamentos para a alimentação de bezerras -, aumentando o portfólio de produtos de alta tecnologia para a produção de leite. As outras duas parceiras internacionais são a francesa Serap, fabricante de tanques refrigeradores de leite automatizados, e a israelense Afimilk, responsável pelo programa de gerenciamento de rebanho.
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A nova parceria traz três produtos ao país: o H&L 100, o H&L Milk Taxi e o Coloquick. O primeiro utiliza tecnologia avançada, misturando o alimento de forma específica para cada animal. "Ao identificar a bezerra por sensores, o equipamento prepara instantaneamente a dieta equilibrada, especificada pelo veterinário para cada animal", explica Einsfeld, diretor geral da Sulinox. Além disso, o equipamento é lavado automaticamente após cada bezerra ser alimentada. "Evita a proliferação de bactérias e fungos, deixando o ambiente mais limpo e sem moscas", relata.
O Milk Taxi também utiliza tecnologia de ponta, fornecendo alimento com dosagem precisa, ao simples toque num botão. O agitador interno mantém a solução nutricional misturada durante todo o tempo da alimentação. Já o Coloquick é um equipamento para manejo de colostro. "A oferta de colostro de boa qualidade é fundamental para que a bezerra se torne uma vaca sadia", ressalta o gerente comercial Norberto Viégas. "Com o Coloquick, o produtor pode selecionar e congelar os melhores colostros do seu rebanho, para que sejam oferecidos às bezerras nas primeiras horas após o nascimento", completa.
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