25 de março de 2014


Planos de saúde são campeões de reclamação no ranking do Idec

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou recentemente o seu ranking de reclamações de 2013. Como acontece na última década, os planos de saúde configuram em primeiro lugar novamente. Depois dele, aparecem os serviços financeiros, de produtos e de telecomunicações. Com relação aos planos de saúde, os temas recorrentes que constam no ranking como os principais problemas enfrentados pelos consumidores são negativas de cobertura, reajustes abusivos e descredenciamento da rede assistencial.
“O sujeito que acessa os serviços das operadoras de planos de saúde não faz porque o quer, mas porque precisa, pois está acometido de uma doença. Na verdade, é por não encontrar solução ao seu caso junto ao sistema público de saúde que ele investe no setor privado”, alerta o advogado Cristiano Heineck Schmitt, diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon).
Schmitt explica que, diante dos efeitos da doença, que, se não tratada, pode incorrer em óbito, o usuário de planos privados de saúde deve imediatamente procurar auxílio judicial, isto é, um advogado que possa ingressar em juízo com uma ação ordenando de imediato à operadora do plano a autorização do procedimento negado. “Ninguém gosta de ser internado ou submetido a procedimentos cirúrgicos, senão na medida do necessário. Por isso, o doente é um consumidor hipervulnerável, já fragilizado pela patologia que o atinge. É inadmissível que tenha que conviver com as mais variadas negativas de cobertura”, destaca o advogado.
Assuntos relacionados aos planos de saúde e os direitos dos usuários, como os aumentos abusivos, as negativas de cobertura em casos de cirurgias, exames e próteses, entre outros, estarão em debate durante o XII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, promovido pelo Brasilcon de 12 a 15 de maio, no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado/RS.

Saiba mais:
O Brasilcon é uma associação civil de âmbito nacional, multidisciplinar, sem fins lucrativos e filiação partidária, de caráter científico, técnico e pedagógico, constituído em 1992 pelos autores do anteprojeto de lei que originou o Código de Defesa do Consumidor. Com sede permanente em Brasília (DF), tem como principais objetivos o acompanhamento de projetos de lei que envolvam direta ou indiretamente as relações de consumo, bem como a realização de atividades de pesquisa, elaboração, coleta e difusão de dados inerentes à proteção do consumidor, reunindo especialistas nacionais e estrangeiros, a fim de incentivar a cooperação internacional por meio de intercâmbios entre entidades, profissionais e acadêmicos.


Assessoria de Imprensa do XII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor:
Luciana Brambilla Relações Públicas & Imprensa: brambillaluciana@gmail.com – 51.9282.9213

Conteúdo jornalístico: Cristina Rispoli d'Azevedo – crisrispoli@terra.com.br – 51. 9602.0750

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